top of page

Madeira e suas propriedades

  • Foto do escritor: arqurbufrn20202
    arqurbufrn20202
  • 8 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Desde tempos antigos, o ser humano se utiliza de elementos da natureza para construir, dentre eles a madeira se destaca como um dos mais comuns, mas por que a madeira é tão atrativa para a construção civil? Com essa pergunta em mente destacamos aqui algumas das propriedades que fazem com que a madeira seja um grande trunfo em construções e projetos.


A madeira tem uma bela resistência a esforços, sejam eles de tração, flexão e pressão, o que torna um material excelente para a estrutura de edificações, além de ser bem trabalhável, porém há de se lembrar que a madeira é um material anisotrópico, ou seja suas propriedades físicas variam de acordo com as direções que os esforços são aplicados. A estrutura interna das arvores cresce sendo direcionado por seu eixo e camadas de fibras no entorno, cargas aplicadas paralelamente a essas fibras, conhecidas como grãs, podem ser suportadas, porém se aplicadas de outra forma, o material pode não suportar.


Além do ponto de sua resistência, as madeiras trazem consigo a capacidade de isolamento, tanto acústico, quanto térmico e também elétrico. Por ser um material poroso a madeira tem a capacidade de absorver com facilidade som, isso pode não ajudar a isolar diretamente, mas com apoio de outros materiais é possível criar com madeira um ambiente que impeça o som de sair e que não gere eco o que é essencial para teatros e salas de cinema. Essa porosidade da madeira também é o que torna ela um ótimo isolante térmico, pois a energia calorífica tem dificuldade de percorrer o material por causa da quantidade de vazios geralmente preenchidos por ar ou água que tem condutibilidade térmica ainda menor que a madeira, fazendo com que conforme mais porosa, mais eficaz a madeira seja para isolar termicamente o ambiente.


Talvez a maior problemática que a madeira traga a uma edificação seja sua relação com água e umidade, pois facilmente a madeira tende a absorver umidade do ambiente, assim como também tende a perder umidade para o ambiente, caso ele esteja muito seco. Toda essa situação com a umidade pode gerar reações na madeira, como aumento e diminuição de volume (e por consequência de densidade) que pode rachar a madeira, assim como causar inchamento ou empenamento de portas e pisos, além dessas variações, a umidade pode gerar fungos ou atrair insetos. Todos esses problemas podem e devem ser prevenidos com a utilização de tintas e vernizes que além de prevenir os problemas já citados, ajudam a aumentar a durabilidade das estruturas de madeira que naturalmente já são longas.



Em suma madeira se mostrou com os anos um material muito bom para a arquitetura e a engenharia pelas suas características e propriedades, porém nunca é demais lembrar que sua ótima trabalhabilidade e sua versatilidade são compensadas por uma serie de cuidados que ela necessita para mostrar toda sua qualidade estrutural e estética.



Referências:

Comentarios


  • Instagram

©2021 por TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page