top of page

Entendendo a Produção da Madeira

  • Foto do escritor: arqurbufrn20202
    arqurbufrn20202
  • 8 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

A madeira é um produto natural, extraído das árvores, representando o principal produto mercantil florestal, e apesar de apresentar uma cadeia produtiva muito rica e ramificada, com inúmeras funções e fins, é comum que esse produto bruto passe por um processo produtivo, que tem por objetivo refina-lo e abrir um leque de novas possibilidades de uso desse material.


Primeiramente, é necessário a existência de uma floresta com um grande número de árvores bem desenvolvidas, para que seja possível seu abate e extração da madeira no tronco, que é então encaminhada para as serrarias, onde serão selecionadas e armazenadas.


Em seguida, é feito o descascamento que pode ser feito utilizando um descascador de tambor que gira com várias toras de madeira dentro, simultaneamente. Nesse processo, as toras ficam em atrito com o tambor e também entre elas mesmas, fazendo com que as cascas se soltem. As toras já descascadas passam pelo desdobro - seu primeiro corte para fins industriais - onde são cortadas em sentido longitudinal, produzindo peças brutas, sem quaisquer tipos de aplainamento, secagem ou lixamento. Depois do corte, os elementos

de madeira são levados para fornos ou estufas de secagem, que secam as peças cortadas, permitindo acelerar a estabilização das condições de humidade.



Por fim, a madeira passa por uma etapa de laminação, em que são feitos revestimentos com lâminas que podem ser naturais ou artificiais, o que facilita a vida do marceneiro, bem como evita desperdícios, e os revestimentos permitem que madeiras menos nobres ou as industrializadas, como compensado, MDF, aglomerado e OSB, tenham uma aparência mais agradável, além da redução de custos.



Comments


  • Instagram

©2021 por TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page