Classificação das madeiras
- arqurbufrn20202
- 8 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Usualmente as madeiras são classificadas entre duras e macias, no entanto, essa denominação não está totalmente correta; o mais assertivo é separá-las por madeiras provenientes de árvores folhosas (“duras”) e de árvores coníferas (“macias”). Isso porque nem todas as madeiras consideradas duras são de fato densas, a exemplo da madeira balsa, que é uma das mais leves e menos densas que existe e é classificada como dura. Já nas macias, indo contra essa característica, temos o exemplo do teixo, que é uma madeira muito mais dura do que várias que ocupam essa classificação, mas está no grupo das macias.
Outra classificação em que podemos organizar os tipos de madeiras é a comercial, nela encontramos as madeiras industrializadas, que passam por uma transformação de reorganização da estrutura do seu material, ou seja, do tecido lenhoso, sendo divididas entre madeira compensada, madeira aglomerada e madeira reconstituída. A primeira se caracteriza por ser composta por lâminas relativamente finas, coladas umas às outras e é subdividida entre laminados, sarrafeados, naval, blockboard, entre outros, sendo feita com madeira de reflorestamento, geralmente pinus ou eucalipto. A segunda é produzida a partir de fragmentos de madeira e resinas, com ajuda de pressão e calor; sua principal vantagem é tratar-se de um material muito mais barata para uso, indicado para divisórias e estruturas de móveis de baixa qualidade. Já as reconstituídas são formadas por chapas obtidas pela reaglomeração da madeira reduzida a fibras celulósicas, que são unidas sob pressão, sem adição de ligante, apenas por intermédio da lignina que as fibras contêm. Dentre essas podemos citar o MDF, o MDP e o HDF.
Ainda seguindo na classificação comercial, também existem as madeiras maciças, que são as madeiras utilizadas em seu estado bruto. Dentre elas, temos a falquejada: que é obtida por meio de corte com machado, de forma que as partes laterais são retiradas, resultando numa superfície não tão regular; a roliça: onde são utilizados os troncos inteiros sem casca; e a serrada: onde os troncos são divididos em lâminas ou pranchas. Além disso, existem as madeiras de lei, que são aquelas que possuem uma alta resistência e densidade, e, por fim, as resinosas são aquelas obtidas de árvores coníferas, podendo ser encontradas serradas ou aparelhadas, sendo geralmente encontradas em zonas frias.

Foto: Mundo Ergonomia
Referências
Passei direto: Tipos e classificações da madeira. 2019. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/68010708/tipos-e-classificacoes-da-madeira. Acesso em: 29 Out 2021.
SANTOS, Lara Morais Alves. Madeiras. 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_madeiras_lara_monalisa.pdf. Acesso em: 29 Out 2021.
コメント