top of page

Conheça um pouco mais sobre a confecção da argamassa.

  • Foto do escritor: arqurbufrn20202
    arqurbufrn20202
  • 15 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

A argamassa é inicialmente uma pasta maleável e plástica quando úmida que enrijece com o tempo, e em seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade à construção, características necessárias visto seus variados usos para revestimentos e assentamento de alvenarias.

De modo geral, a argamassa é uma mistura homogênea de agregados miúdos, na maioria das vezes areia, aglomerantes, podendo ser mais de um e que variam entre cal, cimento, gesso, asfalto e água e em casos específicos podem ser adicionados aditivos, como saibro, barro, resina e o caulim. Vale salientar que na maioria das vezes as argamassas industrializadas contêm aditivos que podem melhorar suas características e as argamassas mais comuns no mercado são as compostas de cimento, água e areia.

Além disso, é importante saber que a utilidade da argamassa tem ligação direta com os materiais e o traço (ou proporção) utilizados para sua confecção, visto que cada material e aditivo influenciam nas propriedades do material, e cada uso necessita de propriedades específicas para que o material seja bem executado e alcance seu objetivo na construção. A argamassa pode ser preparada tanto manualmente quanto por auxílio de uma betoneira ou misturador, dependendo do porte da obra, além da possibilidade de comprá-la pronta para o uso.



Um exemplo de obtenção é o da argamassa colante elástica, utilizada no assentamento e rejuntamento de peças cerâmicas, naturais e artificiais em pisos e paredes tanto internos quanto externos. Sua mistura é composta por:


1) Cimento Portland, aglomerante originado da mistura de calcário, argila, minério de ferro e gesso ( proporção de 25,0 a 40,0%);


2) Areias naturais ou artificiais (80,0 a 90,0% de silica) e/ou areias naturais ou artificiais de carbonato de cálcio e magnésio (proporção de 60,0 a 75,0%);


3) Extrato composto de cimento Portland (50,0 kg) e aditivos químicos (proporção de 6,1 a 11,5%);


Para a confecção da argamassa, há primeiramente a preparação do extrato, ou seja, da base da argamassa, em misturador de hélice em contra corrente, ferramenta ideal para alcançar a homogeneidade da mistura já que quebra partículas, adicionando aos poucos a mistura de cimento e aditivos por aproximadamente 10 minutos. Logo em seguida, é adicionado os demais materiais, nesse caso a areia e o cimento, misturando-os usando o misturador em hélice em contra corrente, a fim de alcançar a homogeneização completa da mistura e deixá-la pronta para o uso.


REFERÊNCIAS:

https://construfacilrj.com.br/preparo-da-argamassa-colante/

https://carluc.com.br/projeto-arquitetonico/argamassa-de-assentamento/

Comments


  • Instagram

©2021 por TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page