top of page

2 ensaios essenciais para toda argamassa

  • Foto do escritor: arqurbufrn20202
    arqurbufrn20202
  • 16 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Que a argamassa é um material essencial na construção a gente já sabe. Mas você sabia que existem normas que prescrevem ensaios essenciais para sua utilização? No post de hoje, vamos apresentar 2 ensaios essenciais para testar as propriedades que toda boa argamassa deve ter para garantir a segurança de sua construção.


1 - Squeeze flow

Nesse ensaio, são testadas a plasticidade e a resistência à compressão da argamassa. Para realizá-lo, é necessário a obtenção de equipamentos específicos: a punção - uma placa superior que possui mesmo diâmetro da amostra inicial - e a base - placa inferior com pelo menos o dobro de diâmetro da amostra principal, além de um molde em forma de cilindro para a amostra. O experimento consiste na compressão dessas duas placas com uma amostra cilíndrica da argamassa em análise entre elas por meio da utilização da força física, fazendo com que o material se espalhe pela base. A resposta do experimento se dá na mudança geométrica da argamassa, simulando as condições nas etapas de espalhamento, nivelamento e acabamento desse material, avaliando a sua separação de fases (exsudação), o fluxo descontínuo do material e a emissão de ruídos durante o processo. A avaliação se dá a partir da construção e análise de gráficos de carga-deslocamento ou tensão-deslocamento.




Fonte da imagem: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/1961/1/Felipe%20Klimaczewski%202017.pdf



2 - Teste de aderência

Também chamado de teste de arrancamento, esse experimento é um meio para analisar a aderência da argamassa e é um ensaio de resistência a tração. Ele é realizado em um painel "teste" em um local que tenha as mesmas condições de um canteiro de obra - como a umidade, sol e temperaturas- evitando patologias na construção. Para sua realização, são escolhidos 12 pontos de um painel de argamassa de 28 ou 56 dias (a depender do tipo da argamassa), furando-os com uma furadeira acoplada a uma bronca serra-copo, visando analisar a aderência em diferentes cantos do painel. Posteriormente, se cola nos furos uma pastilha circular com ponto de acoplamento para equipamento de tração, arrancando-as com um equipamento chamado de dinamômetro de tração, o qual consegue medir a carga. A resistência de aderência é analisada em laboratórios pela sua ruptura.



Comments


  • Instagram

©2021 por TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page