A argamassa e suas propriedades
- arqurbufrn20202
- 15 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
No universo dos materiais de construção existe variados tipos de argamassa, cada um adequado para um uso determinado, a depender da sua composição e, consequentemente, de suas propriedades. Dessa forma, sabendo dos tipos e usos de argamassa, é possivel identificar as propriedades delas. Existem as argamassas de assentamento, de revestimento, argamassa colante, de rejunte, e aqui veremos cada um desses tipos e suas principais propriedades.
Primeiramente, temos a argamassa de assentamento de alvenaria, ou seja, utilizada para levantar paredes unindo tijolos ou blocos de concreto, ajudando-os a resistir aos esforços laterais sofridos na construção e distribuindo as cargas atuantes na parede por toda a área resistente dos blocos. Além disso, serve para absorver deformações naturais e selar as juntas da alvenária. Dessa forma, as propriedades desse tipo de argamassa são:
Trabalhabilidade, ou seja, a facilidade da argamassa em seu estado fresco para ser misturada, aplicada, consolidada e acabada de forma homogênea;
Aderência ao substrato, independente de seu material (rocha, concreto armado, tijolo). Essa propriedade vai depender tanto da capacidade de absorver deformações acima citada, como da rugosidade do substrato e dos cuidados ao produzir a argamassa;
Capacidade de absorver deformações por efeito térmico, higroscópico e diferencial entre componentes;
Resistência mecânica a compressão, ao impacto e ao desgaste superficial;
Pouca ou nenhuma retenção de água.

fonte:https://www.alicerceejr.com/post/alvenaria-vedacao-e-alvenaria-estrutural-qual-a-melhor-escolha-para-sua-obra
Em seguida temos as argamassas de revestimento como chapisco, emboço e camada única, contrapiso, revestimento de tetos, paredes e chão como um todo. Dessa forma é necessário que a argamassa regularize a superfície para receber acabamento como revestimentos cerâmicos, vede o edifício e proteja a alvenaria tanto interna quanto externamente. Dessa maneira, num todo, para todas essas funções de revestimento, as propriedades são:
Trabalhabilidade;
Baixa retração;
Aderência;
Resistência mecânica;
Baixa permeabilidade a água;
Capacidade de absorver deformações.

fonte: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/massa-para-chapisco/
Há também a argamassa colante que serve para o assentamento de revestimento cerâmico e tem como objetivo colar a peça cerâmica a base, ou substrato, absorvendo deformações naturais que o revestimento cerâmico está sujeito. Para isso, as propriedades principais desse tipo de argamassa são:
Trabalhabilidade;
Aderência;
Capacidade de absorver deformações, com flexibilidade,principalmente em fachadas.

A argamassa de rejuntamento é utilizada nas juntas de assentamento das peças cerâmicas de revestimento. Ela tem como objetivo vedar as juntas, ajustar o alinhamento entre as peças e absorver pequenas deformações no sistema. Para isso, as propriedades necessárias são:
Trabalhabilidade
Baixa retração
Aderência
Capacidade de absorver deformações

fonte:https://blog.abcdaconstrucao.com.br/dicas-de-especialista/tudo-que-voce-precisa-saber-para-comprar-argamassa-e-rejunte-para-a-sua-obra
Por fim, existem as argamassas de reparo de estruturas de concreto, que precisam ter aderência ao concreto e a armadura inicial, e, aliado a isso, trabalhabilidade, baixa retração e capacidade de absorver deformações.

fonte:https://www.casadasmantas.com.br/casa-das-mantas/recuperacao-estrutural/reparo-profundo-sika-125-102-17.html
Dessa forma, é possível observar que todas as argamassas têm propriedades parecidas mas algumas características são mais necessárias que outras para uma boa execução e uso do material, a depender do tipo e da utilização dela na obra.
Ah! E uma curiosidade referente as propriedades da argamassa é a de que a retração da argamassa é maior se comparada a de outros materiais e, ao adicionar agregados ela diminui muito a retração e se torna ideal para uso.
REFERÊNCIAS:
https://uenf.br/posgraduacao/engenharia-civil/wp-content/uploads/sites/3/2018/04/FINAL-FINAL.pdf
Comentarios