Propriedades físico-químico dos Matérias Cerâmicos
- arqurbufrn20202
- 29 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

É de conhecimento geral que a argila se tornou um material de construção bastante utilizado pela sua abundância, custo reduzido e fácil de ser moldado na presença de água, secado e endurecido na presença de calor. Além disso, os materiais cerâmicos cozidos teve como necessidade suprir a falta de rochas ou material similar em locais de escassez.
Bem como, os matérias cerâmicos são elementos metálicos e não metálicos que possuem ligações de natureza iônica, tendo classificado também os óxidos, nitretos e carbetos. Em suma, os materiais cerâmicos são considerados não metalicos e inorgânicos, sendo divididos em duas classes: cerâmicas tradicionais que são os vidros, porcelanas, tijolos, abrasivos; e as cerâmicas avançadas que são as cerâmicas eletrônicas, refratários avançados e biocerâmicas.
Outrossim, as estruturas cristalinas dos materiais cerâmicos, possui uma estrutura pouco simétrica quando comparado à estrutura dos metais. As estruturas cristalinas são formadas a partir de ligações covalentes, ligações iônicas e interações de ambas. sendo as ligações covalentes os fatores que controlam as propriedades mecânicas das cerâmicas, ou seja, dureza, módulo de elasticidade, temperatura de fusão e assim por diante.

Portanto, pela natureza de suas ligações químicas, os materiais geralmente são isolantes térmicos e isolantes elétricos, além de duros e frágeis ao mesmo tempo. Devido ao seu alto ponto de fusão, são muito resistentes a altas temperaturas, por isso são muito comumente usados para construir fornos de aço e blindagens térmicas para ônibus espaciais, e também podem ser usados como isolantes térmicos e resistores e capacitores.
Logo, os materiais cerâmicos e suas propriedades é um ramo que sempre está sendo atualizado devido o interesse para a ciências dos materiais, Tendo em vista seu enorme potencial de desenvolvimento tecnológico e sua aplicação nas áreas de saúde, agricultura e tecnologia.
Σχόλια