Materiais Cerâmicos - possibilidades e exemplificações
- arqurbufrn20202
- 29 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Os materiais cerâmicos englobam todos os materiais orgânicos não metálicos, portanto há uma grande variedade de elementos neste grupo. A seguir serão mostrados alguns exemplos utilizados na construção civil.
Cerâmica Branca

Nesse grupo são encontradas cerâmicas constituídas por um corpo branco recobertas por uma camada vítrea incolor que diminui a porosidade do material.Esse grupo é subdividido em louças sanitárias, louças de cozinha e revestimentos cerâmicos.
Cerâmica vermelha

As cerâmicas vermelhas geralmente são à base de argila e não passam pelo processo revestimento com uma camada vítrea, por isso são mais porosas. Alguns exemplos desse grupo são os tijolos,lajotas e as telhas cerâmicas que podem ser esmaltadas para diminuir a porosidade e aumentar a resistência às intempéries.
Materiais refratários

fonte: https://www.ideiasdecor.com/churrasqueira-de-tijolo/
Os materiais deste grupo são produzidos para suportar grandes temperaturas, ataques químicos,esforços mecânicos e variação brusca de temperatura. Nesse grupo estão inseridos a fibra cerâmica é um material pertencente a esse grupo utilizado como isolante térmico em ambiente industrial e os tijolos refratários que são utilizados para a construção de churrasqueiras e fornos.
Cerâmica avançada

fonte:https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/08/o-que-fazer-com-os-paineis-solares-quando-sua-vida-util-acaba.html
Com as novas tecnologias os materiais cerâmicos, apesar de serem neutros, podem passar por um processo chamado de dopagem, o qual aumenta a quantidade de elétrons livres na estrutura do material, fazendo-o conduzir corrente elétrica. Por isso, passam a ser chamados de semicondutores. Esse processo permitiu a criação de circuitos com elementos mais baratos e mais abundantes na natureza, como o silício. Na construção civil, os semicondutores são empregados nos painéis solares.
Vidro, Cimento e Gesso

Apesar de se encaixarem na definição de materiais cerâmicos, o vidro, o cimento e o gesso são considerados como um grupo à parte por apresentarem muitas classificações dentro de cada um desses materiais.
Partindo para a sustentabilidade em materiais cerâmicos, trarei dois exemplos: a cerâmica monoporosa e a cerâmica feita com casca de ovo.
Cerâmica monoporosa

A cerâmica monoporosa é, assim como o azulejo cerâmico, utilizada no revestimento de ambientes internos. Esse tipo de cerâmica se torna ainda mais atrativo pelo seu menor impacto ambiental: consome 25% menos gás natural na fabricação, além de não possuir carbonatos na composição (os quais liberam altos índices de CO2 na queima), sem contar com seu menor custo de fabricação. Que tal adiciona-lá em sua próxima obra?
Cerâmica feita com casca de ovo

Esse tipo de cerâmica super inovadora foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA). Para obtenção dela, parte da calcite utilizada na fabricação do material cerâmico é substituída por casca de ovo. Super legal, não é mesmo? A melhor parte é que, dependendo da porcentagem de calcite substituída, a qualidade da cerâmica continua a mesma! Se tornando uma ótima opção para tornar sua obra mais sustentável.
Gostou das dicas e informações? Compartilhe com seus amigos!
Referências
Informações técnicas - definição e classificação. Associação Brasileira de Cerâmica. Disponível em :
https://abceram.org.br/definicao-e-classificacao/ . Acesso 26 de jul. 2021
BISQUOLO, Paulo Augusto .Semicondutores - Tipos mais comuns de semicondutores. Educação uol. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/semicondutores-tipos-mais-comuns-de-semicondutores.htm . Acesso 26 de jul. 2021
UA descobre destino inovador para as cascas de ovo: materiais cerâmicos. Universidade de Aveiro. Disponível em:
https://www.ua.pt/pt/noticias/9/43774 . Acesso 26 de jul. 2021
Cerâmica sustentável. PPGCEM. Disponível em:
https://www.ppgcem.ufscar.br/pt-br/news/ceramica-sustentavel . Acesso 26 de jul. 2021
Commentaires