PROPRIEDADES DO CONCRETO (Cimento Portland)
- arqurbufrn20202
- 23 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Para aqueles que estão construindo ou participando de uma obra e não sabem que características seu concreto deve apresentar para cada parte da construção, nós temos algo a dizer: Calma! A ajuda chegou! Nesse pequeno texto, vamos mostrar algumas dicas sobre as propriedades do concreto de cimento Portland (o cimento mais comum, que provavelmente é o que você vai usar).
Em primeiro lugar, vamos separar o concreto em duas categorias, ou estágios: Fresco e Endurecido.
Concreto Fresco
O concreto fresco é aquele que acabou de ser preparado e já tem uma mistura aparentemente homogênea, mas ainda não endureceu, ou seja, é o concreto pronto para a aplicação. Dá uma olhada nas principais propriedades dele:
TRABALHABILIDADE
A trabalhabilidade do concreto fresco é a propriedade que nos permite identificar o quão facilmente manuseável está aquela mistura. Por causa dela, podemos saber os limites para a aplicação daquele concreto sem que ele perca sua coesão, sabendo, assim, qual o melhor para o serviço que está proposto. Observe: se você quiser, por exemplo, bombear concreto para um nível superior, não vai querer que ele esteja tão grosso ou quase esfarelando. Inversamente, se fosse quiser fazer uma aplicação rápida e com tempo mínimo de endurecimento, como em peças pré-moldadas, não vai desejar um concreto tão liquido e maleável.
Imagine que você está tomando um milkshake por um canudo (de bambu, viu?! Salve as tartarugas) e não consegue de jeito nenhum que aquela delícia chegue à sua boca. Você desejaria que estivesse um pouco mais liquido, não? Pois bem, agora imagine uma bela taça de sorvete na sua frente, e uma colher na sua mão. Você quer que o sorvete esteja derretido ou cremoso como tem que ser? É bem assim com o concreto, e é através da trabalhabilidade que podemos saber com qual nível de facilidade de manuseio vamos trabalhar.
Diretamente ligada à trabalhabilidade, encontramos a consistência, outra propriedade do concreto fresco. Podemos mudar a consistência do concreto ao variarmos a quantidade de água e/ou agregados (britas, areias finas ou grossas). É bom lembrar que não é aconselhável adicionar água à massa já finalizada, a fim de evitar segregação (separação) dos materiais, tornando a massa mais heterogênea.

Bombeamento de concreto. Fonte:
blog.apl.eng.br/entenda-o-que-e-e-como-funciona-o-bombeamento-de-concreto/
Concreto Endurecido
O concreto endurecido é o que já está finalizado, cumpriu o tempo de cura (explica-se mais adiante no texto) e apresenta resistência. Sintetizando, ele é o concreto como o queremos para nossas estruturas: resistente e o mais estável possível. Aqui vai a principal propriedade dele:
RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO
É bem notório que o concreto é um ótimo material para suportar cargas sobre si. Vemos grandes massas sustentadas por um volume de concreto proporcionalmente pequeno que é apertado intensamente, mas não cede com facilidade. Estruturas de concreto armado (com “esqueleto” metálico) são hoje usadas em todo o mundo e passam sempre uma sensação de segurança e solidez.

Fonte: angelo gilardelli / shutterstock.com
A resistência aos esforços de compressão faz do concreto um grande astro da construção civil, sem dúvidas, mas há fatores que influenciam na sua resistência mecânica, tais como:
· Tipos de cimento
· Relação água/cimento: razão entre litro d’agua para cada quilo de cimento
· Qualidade dos agregados: materiais minerais sólidos adicionados ao concreto
· Cura: procedimentos realizados por determinado período de tempo iniciando na colocação do concreto em forma até que ele atinja a maturidade desejada.
O concreto possui diversas outras propriedades que são levadas em conta, como Fluência, Elasticidade, Resistência à abrasão, Permeabilidade, Absorção, Propriedades térmicas e acústicas e etc.
Enfim...
As propriedades do concreto fresco na sua obra vão depender bastante dos meios pelos quais as ações serão guiadas para alcançar a estrutura pronta com o concreto endurecido, que, se foi bem executado, será bastante resistente a esforços de compressão.
REFERÊNCIAS:
www.ifmg.edu.br/ceadop3/apostilas/materiais-de-construcao/@@download/file/materiais_contrucao.pdf
Comments