top of page

O CONCRETO NA OBRA

  • Foto do escritor: arqurbufrn20202
    arqurbufrn20202
  • 23 de jul. de 2021
  • 5 min de leitura

Fonte: angelo gilardelli / shutterstock.com



Em uma obra, o concreto pode ser obtido a partir de três modos se utilizando dos materiais base para a sua produção (cimento, areia, brita e água):


· de maneira manual;

· com uso da betoneira;

· ou solicitando o material dosado em central.


Nos três casos, uma série de cuidados devem ser tomados na hora de produzir o concreto que será utilizado na obra.


- Obtenção do concreto de maneira manual


Utilizada em obras de pequeno porte, essa forma de obtenção é a que deve ser mais evitada, mesmo sendo aceitável, devido à falta de homogeneidade no preparo.

Considerando um preparo ideal, algumas recomendações devem ser seguidas:


· Utilizar um dosador padrão para todos os materiais, afim de padronizar a massa de cada componente visando a proporção do traço.

· É ideal que a mistura seja feira em uma plataforma de cimento ou madeira. A superfície deve estar limpa e impermeável.

· Garantir a homogeneidade das dos materiais antes de adicionar a água;


- Obtenção do concreto com uso da betoneira


A betoneira é um dos elementos que tem a sua participação ativa na produção de concreto em obras devido a rapidez e praticidade que ela tem em misturar os materiais base do concreto em comparação ao processo manual.

No processo, é interessante que algumas recomendações sejam levadas em consideração:


· O uso do dosador deve ser utilizado igualmente ao preparo manual.

· A colocação de todos os materiais ao mesmo tempo não é interessante. O ideal é a adição de uma parte da água e o agregado graúdo no início. Em seguida, a colocação do cimento dentro da betoneira garantirá uma boa distribuição das partículas de água com as de cimento. Em um último momento, coloca-se a dosagem do agregado miúdo com o restante da água necessária para a mistura.


Observações:

· O diâmetro da betoneira influencia no tempo de mistura.

· Todos os materiais devem ser colocados com a betoneira em funcionamento.

· Não adicionar água isoladamente, isso pode influenciar na resistência do concreto.


- Obtenção do concreto por meio de dosagem em centrais


O concreto obtido por dosagem em centrais são os produtos encomendados em empresas especializadas na fabricação da mistura. É uma prática bastante usual e recomendada, pois evita o estoque de material na obra, tendo em vista que o volume de concreto solicitado é transportado em caminhões betoneira e a sua aplicação é feita por bombeamento, facilitando e agilizando o processo de concretagem dos demais elementos estruturais. Outra vantagem desse processo de obtenção é o grau de controle da mistura. Por usar aditivos em sua composição, o concreto assume determinadas formas e modifica algumas propriedades baseada no tipo de aditivo utilizado, conseguindo um maior controle do material a ser entregue.

Para que não haja problemas na hora da entrega, alguns pontos devem ser levados em consideração. Primeiramente na programação de entrega e em seguida, no recebimento do material.


Programação do concreto:

· A localização da obra em questão

· O volume necessário para o seu uso

· A resistência do concreto a compressão

· Os agregados utilizados

· O abatimento adequado do concreto solicitado (slump test)


Recebimento do concreto na obra:

· O volume do concreto

· A sua resistência a compressão

· E o aditivo utilizado, caso tenha sido necessário.


Caso o concreto esteja conforme o solicitado, basta realizar o ensaio de consistência pelo abatimento do tronco de cone. Após feito esses procedimentos, o concreto está pronto para ser destinado à sua finalidade: as estruturas.


- O uso do concreto em estruturas


O uso de concreto é fator predominante na composição dos elementos estruturais uma vez que ele é responsável por resistir aos esforços de compressão vindos de todo o conjunto. Entretanto, ele não trabalha sozinho nessa empreitada magnifica que são as estruturas. Aliado ao concreto, as armações em aço vêm para auxiliar e resistir aos esforços de tração que a mistura não é capaz de resistir sozinha. E nessa atual conjuntura, essa combinação cabal é utilizada para dar formas aos principais elementos que compõe uma estrutura, seja comercial, seja residencial. E são eles:

· Fundações

· Pilares

· Vigas

· Lajes


Fundações

Sendo o primeiro elemento estrutural, as fundações (infraestrutura) são os elementos que são responsáveis por distribuir todos os esforços provenientes da superestrutura para o solo. Existem vários tipos e cada uma possui um processo de execução diferente, sendo divididas em rasas e profundas.

Em obra, a sua execução segue uma sequência. Usando como exemplo as sapatas isoladas, definiremos sua execução.

· Escavação do local onde serão posicionadas as sapatas

· Preparo da base com lastro de concreto magro

· Posicionamento da malha na base

· Posicionamento da armação para os pilares

· Uso de fôrmas para atribuir o formato necessário da fundação

· Concretagem

· Desforma (após atingir o tempo de cura necessário)


Pilares

São os elementos que serão responsáveis por conter os esforços de compressão e transferir esses esforços para as fundações. Como é um processo continuo, a execução dos pilares vem após a fundação estando totalmente vinculada a ela, e em seu processo temos:

· Posicionamentos das fôrmas (visto que sua armação foi posicionada na execução da fundação)

· Verificação do prumo e garantir que a fôrma esteja travada nos engastalhos

· Engravatar a fôrma a cada 50cm

· Contraventar

· No processo, dependo da altura do pilar, e necessário que seja feito uma abertura na fôrma e para a concretagem seja mais eficaz.

· Concretagem

· Desforma (após atingir o tempo de cura necessário)


Vigas

As vigas são os elementos que irão suportar os esforços de tração na estrutura. São esses elementos que nos possibilitam aberturas em grandes vãos quando bem dimensionadas e executadas. E em sua execução, temos:

· Depois de posicionas as fôrmas com seus elementos essenciais (gavatas, mão francesas, guias), limpá-las antes de concretar

· A concretagem de vigas deve ser realizada, se possível, todas de uma vez. Entretanto, caso não seja possível, emendas a 45° devem ser feitas.

· Alguns cuidados devem ser tomados: caso a concretagem for interrompida por mais de três horas, o processo deverá esperar cerca de 72 antes de aplicar o novo concreto, pois corre o risco das vibrações realizadas para adensar o novo concreto prejudicar o antigo.

· Desforma (após atingir o tempo de cura necessário)


Lajes

As lajes são os elementos que servirão de base para piso e coberturas. Em sua execução, algumas considerações devem ser feitas levando em consideração uma laje nervurada:

· Baseado no menor sentido, é posicionado as nervuras e colocados os elementos que irão fazer a vedação entre uma e outra (lajotas ou blocos de EPS)

· Após o posicionamento da armação, uma limpeza deve ser feita antes da concretagem.

· Com as fôrmas posicionadas e a armação colocada, a etapa de cobrimento é extremamente importante, pois está diretamente ligado a durabilidade e outras propriedades.

· Desforma (após atingir o tempo de cura necessário)

Observação: Em todas as etapas onde o concreto irá aparecer, deve-se efetuar o adensamento. O mais usual é com o vibrador de imersão.


Comments


  • Instagram

©2021 por TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page