top of page

Manutenção e conservação do Vidro em Edificações

  • Foto do escritor: arqurbufrn20202
    arqurbufrn20202
  • 11 de nov. de 2021
  • 6 min de leitura

A manutenção e conserv

ação do sistema de envidraçamento, seja de fachadas, sacadas ou boxes de banheiro, é essencial, pois corre o risco de comprometer o desempenho destes ou mesmo colocar em risco a segurança dos usuários.



Fachadas de vidro: Limpeza para profissional.


Fonte: https://www.mundialantiruidos.com.br/fachadas-pele-vidro.php


É trabalhoso manter a fachada de vidro limpa o tempo todo. É uma tarefa necessária pois essa é o “cartão de visita” da edificação. A fachada é a primeira visão da identidade arquitetônica do prédio bem como a proteção contra ruídos e raios solares.

A limpeza deve ser feita por profissional em limpeza e Administração do Condomínio é responsável por contratar esse serviço especializado.

Em casos de construção de baixa altura, a limpeza é feita do chão com escovas e rodos de longo alcance.

Em grandes alturas, deve ser seguido a recomendação da NR35 (para alturas acima de 2m), com EPIs adequados e acesso por balancin ou corda.

Utiliza-se sabão neutro, água (sem jatos, pois podem comprometer a estanqueidade do vidro) esponja, pano e outros produtos mais específicos.

É proibido o uso de soluções abrasivas, já que podem riscar ou causar corrosão à superfície envidraçada.

A limpeza deve ser feita pelo menos 2 vezes ao ano, podendo variar de acordo com a localização do edifício. Quando está exposto a intensa poluição, a maresia, chuva, nesse caso o cuidado deve ser maior.



NR 35 para fachadas acima de 2 metros





As Sacadas de vidro devem passar por vistoria anual onde deve testar se todos os componentes do sistema estão funcionando corretamente, se há descolamentos ou ressecamentos das peças e se há riscos de quebra ou queda do painel de vidro. Nessa checagem, também são considerados acessórios como roldanas, pivôs, trilhos e escovinhas.


Vistoria preventiva


Manutenção preventiva de boxes


De acordo com a ABNT NBR 14207/2009, a revisão dos boxes deve ser feita a cada ano. Isso inclui o vidro, a trava de segurança, os aparadores, a guia, o suporte de parede, a trava de suporte, o puxador e a dobradiça. Nessa tarefa, o técnico também irá verificar se todos os sistemas de fixação estão corretos, o estado de conservação das peças, entre outras medidas. Em caso de necessidade, os componentes devem ser trocados imediatamente junto ao fabricante.

Deve-se evitar impactos da hora de abrir e fechar as portas, evitar esforços excessivos e o contato com materiais mais rígido. Convém manter sempre seco após os banhos.

Na limpeza se usa água, sabão, detergente neutro ou produtos 4spécifícos para limpeza de vidros, evitando-se uso de abrasivos, ácidos e ainda objetos ponte agudos.


Fonte: https://www.triider.com.br/blog/como-limpar-box-de-banheiro-passo-a-passo/


A Norma ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança, determina que se faça manutenção preventiva a cada doze meses.

Não tente desmontar o boxe, contrate um profissional qualificado para isso e exija nota fiscal da prestação de serviço;

Toda manutenção deve ser realizada por profissional qualificado, seguindo as recomendações do fabricante do kit de instalação do boxe, quando deve ser verificado se cada componente está em boas condições de uso. Caso o boxe esteja fora do prazo de garantia, contrate empresa especializada e exija nota fiscal do serviço.






MANUTENÇÃO E LIMPEZA DAS COBERTURAS EM POLICARBONATO


Para limpar sua cobertura você vai precisar de:

  • Água

  • Pano de algodão 100%

  • Sabão líquido neutro de ótima qualidade

  • Balde


Dicas passo a passo para uma limpeza perfeita:


  • O melhor dia para fazer a sua limpeza será um dia com temperaturas mais amenas, pela manhã ou final de tarde, nunca sobre sol intenso, pois esses deixam a fuligem e poeira ressecadas e ainda mais grudadas no policarbonato, já os dias mais úmidos e temperaturas mais baixas facilitam a remoção da sujeira.

  • É recomendado sempre molhar a cobertura em policarbonato com água corrente e bastante pressão, e se possível com a ajuda de uma máquina de jato.

  • Misture o sabão neutro com a água em um balde até que forme bastante espuma, molhe o pano e passe suavemente nas placas. Observe que não é necessário fazer grandes esforços para remover a sujeira e em caso de dificuldade, volte a molhar a placa, a fim de evitar riscos e danos.

  • Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que a limpeza esteja completa.



Importante:

  • Passe o pano sempre em um único sentido, preferencialmente no que a água escorre. Nunca passe o pano em movimentos circulares.

  • Faça a limpeza em dias sem sol para evitar que o sabão seque muito rápido e forme manchas no policarbonato.

  • Cuidado para não pisar nas placas, você deve sempre fazer o apoio nas estruturas metálicas, utilizando extensores de madeira ou alumínio para alcançar os pontos mais distantes ou contrate uma empresa especializada em limpeza de coberturas de policarbonato que já possuem equipamento de segurança.

  • Em caso de manchas muito difíceis como graxa, tinta e outras, pode-se utilizar querosene puro e em pequena quantidade para limpar a cobertura em policarbonato, passando sobre a área a ser limpa e removendo-se imediatamente resíduo do produto com água em abundância, sabão neutro e pano macio.


Limpeza de Tinta no Policarbonato



Caso tenha que fazer a pintura de paredes e nessa situação respingos de tinta atinjam as placas de policarbonato, NÃO USE, solventes como tinner, gasolina ou outros. Tenha sempre à disposição para essas ocasiões o álcool isopropílico para lhe ajudar nesse tipo de limpeza.

· Faça a limpeza antes que a tinta seque, com o álcool umedecido em um pano de algodão 100% e após passe a mistura de sabão neutro com pano, enxágue bem para remover o sabão e qualquer resíduo de produto.



Qual a frequência para fazer a limpeza?


Não existe uma receita para esses casos, pois uma cobertura numa região pode variar muito com relação ao mesmo tipo instalada em outra região e dependerá sempre da quantidade de fuligem no ar que sejam geradas por ruas de terra ou asfalto, fábricas, obras ou construções na região, mas de um modo geral, as placas translucidas devem ser mais constantes

A dica é começar por uma limpeza mensal e ir analisando conforme verificar a necessidade, até que este processo se torne habitual, mas não se esqueça que, quanto mais tempo passar, mais sujeira vai acumular, por isso encontre o ponto de equilíbrio para que a sua cobertura receba o cuidado adequado e se mantenha em boas condições de conservação.


A estrutura também merece limpeza, atenção e cuidado


- Para estruturas de aço, remova a sujeira com pano úmido e sabão neutro, observe pontos que estejam descascados ou com ferrugens previamente e aplique qualquer fosfatizante facilmente encontrado e lojas de tintas.

- Se for alumínio, limpa-se com pano úmido e sabão neutro e, para sujeiras mais difíceis, use querosene puro.

- Olha que perfeito, com pouco material e boa vontade conseguimos manter as características do policarbonato como brilho e transparência por muito mais tempo.


Medidas que prolongam a vida útil.


- A manutenção deve ser feita por funcionários preparados, pois do contraio podem usar palha de aço, buchas ásperas e vassouras, além da aplicação de produtos derivados de petróleo, que ressecam as placas.

- O policarbonato colorido é possível diminuir a quantidade de lavagem. Na hora de fazer a limpeza, recomenda-se tirar o pó ou resíduo sólido co jato de água ante do sabão. Usar lavadoras de pressão. Retirar o excesso de água com rodo de borracha, o mesmo utilizado n limpeza dos vidros, movimentando no sentido da caída da cobertura. Não existe necessidade de secagem.

-As placas de policarbonato alveolar resistem mais à abrasão, mas não ao impacto, diferentemente das compactas, as quais são as mais indicadas para áreas sob sacadas e janelas. Mas o policarbonato (que tem garantia) não quebra como o vidro, o qual, por sua vez, “não risca com tanta facilidade”. Este não possui garantia.


Quanto às estruturas de sustentação se recomenda que


- Nos suportes em aço, se houver necessidade de pintá-los, se retirem as placas ou o funcionário as proteja para não manchá-las com a tinta;

- No alumínio anodizado, a limpeza seja feita com vaselina líquida, mas como ela é um derivado de petróleo, as placas terão que ser protegidas.

- Produtos corrosivos como água sanitária, sabão e soda cáustica são proibitivos a esses tipos de materiais. As instaladoras costumam dar dois anos de garantia contra vazamentos. Depois desse período, é indicado reforço no silicone dos rufos ou emenda no caso dos vidros.

- O revestimento contra raios ultravioleta garante que elas não sofram com a luz solar, e assim, não tenham seu tempo útil diminuído ao ficarem em exposição ao sol ao longo dos anos.




REFERÊNCIA:


Dicas de manutenção e limpeza para sistemas de envidraçamento. Divinal Vidros. Disponível em https://www.divinalvidros.com.br/blog/dicas-de-manutencao-e-limpeza-para-sistemas-de-envidracamento. Acesso aos 04 de nov de 2021;


FIGUEIREDO, Rosali. Toldos e coberturas: manutenção correta garante vida útil sos materiais. Direcional Condomínios. Disponível em https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/materias/item/1230-toldos-e-coberturas-manutencao-correta-garante-vida-util-dos-materiais.html. Acesso aos 09 de nov de 2021;


Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro. Palacio dos Cristais. Disponível em https://www.palaciodoscristais.ind.br/boxes-para-banheiro/img/manual_boxe.pdf. Aceso aos 05 e nov de 2021;


Manutenção preventiva da sacada de vidro. Soluções varandas. 2020. Vitória.ES. Disponível em https://www.solucaovarandas.com.br/manutencao-preventiva-da-sacada-de-vidro-quais-problemas-sao-evitados/. Acesso aos 04 de nov de 2021.

Comments


  • Instagram

©2021 por TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page