BRITA: DIFERENTES TIPOS E USOS
- arqurbufrn20202
- 5 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2021
A brita é amplamente comercializada, com usos que abrangem desde a construção civil, na composição do concreto, ao lastro de dormentes em ferrovias ou no processo de tratamento de água e esgotos que atende a população urbana. Sua empregabilidade na construção civil deve-se ao seu papel essencial de agregado na composição de concretos, proporcionando resistência mecânica a pilares, lajes, vigas, fundações e pavimentos.
Apesar de não aparentar diferenças aos olhares menos atentos, há vários os tipos de brita regulamentados por normas técnicas, em especial a NBR 7211, diferenciadas por suas escalas, propriedades físico-químicas e formas. Distingue-se do cascalho por não ser resultante de um fenômeno natural. No Brasil, costuma ser de granito, gnaisse, basalto ou calcário, variando conforme a região, desde que suas especificações compram a função de aumentar a resistência à compressão, aferida através de ensaios.
A produção da brita envolve basicamente a extração na jazida, geralmente com uso de dinamites, e fragmentada mecanicamente em três etapas de britagem. Em seguida é submetida a um processo de seleção por meio de peneiras, fazendo-se a separação de cada pedra de acordo com os padrões pré-determinados. A distribuição granulométrica e as denominações de cada brita estão descritas a seguir, de acordo o diâmetro dos fragmentos:

Disponível em: <https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita/>
Pó de brita: É composto por fragmentos com menos de 4,8mm e sua textura fina propicia a utilização em peças de concreto pré-moldado, calçadas e contrapisos;

Disponível em: <https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita/> Brita 0: Também chamada de pedrisco, esta especificação de brita abrange aqueles fragmentos que possuem entre 4,8 a 9,5mm e costuma ser aplicada na produção de vigas, lajes, colunas aparentes e pavimento asfáltico.

Disponível em: <https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita/> Brita 1: Suas dimensões variam entre 9,5 a 19mm e é o tipo mais utilizado na construção civil, compondo o concreto de colunas, vigas, lajes, fundações e pavimentos asfálticos.

Disponível em: < http://www.mineracaoflorense.com.br/projects/brita-2/> Brita 2: Com diâmetro variando entre 19 e 25mm, a brita 2 é empregada na fabricação de concreto de alta resistência em grandes estruturas e pisos de alta resistência.

Disponível em: <https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita/> Brita 3: Possui entre 25 e 50mm e pode se destinar ao nivelamento de linhas férreas, instalação de drenos e obras de aterramento, por exemplo, não sendo adicionada na fabricação do concreto.

Disponível em: < http://www.mineracaoflorense.com.br/projects/brita-4/> Brita 4: Possui entre de 50 e 100mm e costuma ser utilizada em fossas sépticas, estações de tratamento de esgoto e em lastros de ferrovias.

Disponível em: <https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita/> Rachão: O rachão é um tipo de brita resultante da primeira etapa de britagem, não recebendo classificação técnica da ABNT. Sua aplicação se dá na concreto ciclópico e no calçamento de ruas.

Disponível em: <https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita/> Bica corrida: A bica corrida, por último, reúne pó de brita, brita 0 e 1. Sua alta resistência propicia o emprego na fabricação de pavimentos.
Referências:
Brita 4. Mineração Florence. Disponível em: http://www.mineracaoflorense.com.br/projects/brita-4/. Acesso em: 31 jul. 2021.
RETONDO, Lucas. "O que é pedra brita?". Construindo Casas. Disponível em : https://construindocasas.com.br/blog/materiais/pedra-brita. Acesso em: 31 jul. 2021.
Comments