AFINAL, O QUE SÃO LIGAS METÁLICAS?
- arqurbufrn20202
- 30 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

www.coppermetal.com.br/wp-content/uploads/2021/04/fusao-das-ligas-de-metais-1536x662.jpg
Muito se fala sobre ligas metálicas, mas nem todos sabem do que se trata. Algo revolucionário e tão importante para a construção civil não poderia ser deixado de lado. As ligas metálicas são materiais formados por 2 ou mais elementos, tendo que ser ao menos um deles metal, a fim de obter vantagens adicionais ao material final. Desse modo, as ligas têm propriedades que o metais sozinhos não teriam, algo de extremo interesse para a indústria. A diminuição ou aumento do ponto de fusão, o aumento da resistência mecânica e aumento da dureza são exemplos dos resultados das combinações ao metal original para formação da liga.
As ligas desempenham importante posição na economia dos dias atuais, estando em quase tudo, desde as industrias automobilísticas, aeronáuticas, navais e bélicas, até os setores de eletrônica, comunicações e da construção civil. Pode-se dividir as ligas metálicas em dois grupos: ferrosas (ou ferroligas) e não-ferrosas.
Ligas não-ferrosas, produzidas em menor quantidade, não possuem o ferro como principal elemento. Um bom exemplo é o Bronze, uma liga de cobre que inclui estanho, alumínio, silício e níquel, e é bem resistente a corrosão. Também pode-se citar os latões, outra liga de cobre de densidade média, e as ligas de baixa densidade de alumínio e magnésio.

As ferroligas, produzidas em maior quantidade, são principalmente utilizadas na fabricação de aço e em fundições de aço ou ferro. Aliás, muitos não sabem que o aço é uma liga metálica. Você sabia? Ah, não sabia?! Pois agora você tá sabendo. Entre 85% e 90% das ligas são destinadas à produção de aço, que é feito com 98,5% de ferro, por volta de 1% de carbono e algumas partes de silício, enxofre e fósforo.
Podendo ser chamado de ferroliga de carbono, o aço “convencional” possui mais características de resistência à tração do que o ferro, principal matéria prima das ferroligas, isso o coloca em alta estima na construção civil, sendo principalmente utilizado no concreto armado. Outras ligas de ferro que podem ser citadas: ferro-fósforo, ferro-silício, ferro-manganês, ferro-cromo, ferro-molibdênio, ferro-silício-manganês, ferro-silício-magnésio, ferro-titânio, ferro-tungstênio, ferro-vanádio, ferro-níquel.

https://www.jnto.go.jp/eng/wp-content/uploads/2013/07/Akashi-Kaikyo-Bridge.jpg
Para a construção civil, as ligas metálicas representam as evoluções tecnológicas que permitem a ampliação das possibilidades. Edifícios muito mais altos, pontes e vãos muito mais extensos, obras mais leves e resistentes, esses são os resultados do uso da maravilhosa técnica das ligas.
REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_met%C3%A1lica
Comments